quinta-feira, 23 de abril de 2015

O que é uma Ditadura?


 
     O termo é usado para designar um regime de governo no qual todo o poder esta sob a autoridade de um grupo ou individuo, 
     Quando se refere a uma Ditadura formada por militares, quase sempre o mesmos chegam ao poder através de um golpe de Estado, como ocorreu  no Brasil (1964-1985).





  Na política brasileira os militares governaram o Brasil de 1964 a 1985, foi uma época caracterizada pela falta de democracia, onde a opressão , perseguição política, e a supressão de direitos constitucionais tomou conta de todo o país.

  Desde a renúncia do presidente Jânio Quadros a crise política do Brasil se arrastava, o vice João Goulart, assumiu a presidência, esse governo foi marcado pela abertura ás organizações sociais.
Os trabalhadores, estudantes e as organizações populares ganharam espaço, causando preocupação das classes conservadoras (empresários, banqueiros, entre outros), todos temiam que o país se tornasse socialista. 

  Os partidos da oposição, e o Partido Social Democrático, acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda, e de ser o responsável pela situação na qual o Brasil estava enfrentando.
João Goulart realizou um grande comício no dia 13 de março de 1964, na Central do Brasil (RJ), onde defendia as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia diversas mudanças radicais na estrutura econômica, educacional e agrária do país.

  Após seis dias, os conservadores se manifestaram contra as intenções de João Goulart, a "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo. No dia 31 de março então, as tropas de Minas Gerais e São Paulo saíram ás ruas. Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai, para evitar uma guerra civil. Os militares assim, tomam o poder, em 9 de abril é decretado o primeiro Ato Institucional (Ai-1), este tira a estabilidade de funcionários públicos e cassa mandatos políticos.  


Referência bibliográfica
http://www.suapesquisa.com/ditadura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário